sábado, 20 de março de 2010

Força e fé

«Vida dura, está doer»!...
Eu levava as mãos ao peito,
para o peito eu proteger.
- Sentia apertar o “laço”…
Mas uéé, o que é que faço?...
Mamãe não quero morrer!

- Queria ir á guerra e lutar,
com “lições” que ia buscar,
num passado visto a espelho!...
- E tu Mãe, p’ra me acalmar,
“fazias” « meu Pai chegar»,
p’ra me dar sábio conselho!...

- «Ouvia a porta bater»,
parece que estou a ver,
o meu Pai por ela entrar!...
- “Mais velho” no seu saber,
dele é que eu ia colher,
a coragem de enfrentar!

Na minha terra era assim:
- Velhice não era o “fim”,
mas era um “posto cimeiro”!...

- Cada velhinho era um “rei”,
um «Soba da sua grei» !...
Era “o chefe”,o conselheiro!

- Dessa cultura arreigada,
“talho ainda a minha espada”,
toda talhada em “pau preto”...

- Tem “rezas” desse feitiço,
tem um formato castiço...
Força e fé dum “amuleto”!